Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog pretendo demonstrar alguns dos livros mais entusiasmantes que leio, assim como séries e filmes.

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog pretendo demonstrar alguns dos livros mais entusiasmantes que leio, assim como séries e filmes.

Rodrigo de Castro

12.07.15, S.C.Jesus

2/11/2014
Querido Pessoa:

Hoje sinto-me orgulhosa de uma descoberta que eu fiz. Bem, na verdade foi algo que eu encontrei. Afinal não sou nenhum Eneisten!
Aprecebi-me que a natureza e as causas da Peste Negra afinal não foram encontradas no século XIX como anteriormente tinha-te referido. Foi uma mal intrepretação dos factos!
Lamento muito... Por mais incrível que pareça foi um portugues chamado Rodrigo Castro, que descobriu as causas... Provalvelmente, a cura só foi descoberta no século XIX! Fiquei completamente encantada!
Rodrigo de Castro, caso não tenhas ouvido falar dele ( o que desconfio muito), era um cristão novo que estudava medicina. Aliás, é considerado o fundador da ginecologia em Portugal! Por isso, soube de quem se tratava... A professora de Família debateu muito sobre este grande cérebro! Escreveu duas obras em latim, razão porque não sei escrever o nome delas. Queria eu saber latim, só para ter o prazer de le-las! No entanto, acho que existe uma bom tradução em ingles.
Como eu dizia, Rodrigo de Castro não era cristão mas sim judeu, por isso foi presequido pela Inquisição... Tendo de fugir para a Holanda! Estudou em Salamanca, a mais importante universidade de Espanha. E também esteve em Anturérpia.
Ainda tenho muito que aprender, mas espero que um dia tenho tanto conhecimento como este renascentista. Pois, esqueci-me de referir que ele viveu na mesma época de Da Vinci ....
Se algum dia chegar lá! Não será no campo da medicina, que considero para além das minhas capacidades... Mas noutros ramos do saber. Quem sabe, na Literatura e na História! Duas áreas que admiro tanto!!!!!!
Citando Camões " Mudam-se o tempos e mudam-se as vontades" mas esta vida continua na mesma....
Da tua eterna desconhecida,
Sara Jesus

2 comentários

Comentar post