Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Reading challenge 2018

13.05.18, S.C.Jesus

  Ainda nem estamos no fim do ano mas conclui o meu desafio de leitura deste ano. Tem sido um ano de bons livros e descobertas. Sem mais delongas apresento-vos os meus 10 melhores livros deste ano. 

10 - Fahrenheit 451

 

O que aconteceria se os livros fossem queimados e desaparecessem do mundo dos homens? Se os queimassem para apagar a sua memória? Como seria o nosso mundo sem o conhecimento e a imaginação?

Fahrenheit 451 é elaborado através destas hipóteses. Inspirado no ano de 1933, quando os nazistas queimaram em praça públicos livros de intelectuais como Kafka, Marx, Thomas Mann, Albert Einstein e Freud. Nesta distopia, que não mostra ser um mundo muito mais avançado do que o nosso, são os bombeiros que controlam o mundo. Os bombeiros estão encarregues de queimarem os livros e perseguir quem detém o seu conhecimento.

 

 

9 - O velho Gringo 

 

 O velho gringo é inspirado em Ambrose Bierce, que tal como o velho, queria morrer na fronteira mexicana. Desapareceu e nunca mais foi visto. Carlos Fuentes possibilita-nos com a sua obra conhecer a profundidade das fronteiras humanas, e perceber que  ninguém é vilão apenas toma más decisões esperando no fim se redimir.

 

8- O agente secreto 

 

Conspirações conflituosas, relações conturbadas e anarquismo são alguns dos elementos desta obra. Tem um início um pouco lento. O que de facto o marca é a personagem Winne. Que tem um irmão que cuida como se fosse filha, e possui uma adoração pelo marido Verloc, que é o agente secreto, mas é capaz de actos violentos quando este prejudica a vida do seu irmão.

 

7- And the mountains echoed 

 

" And the mountais echoed" é um livro sobre a importância dos laços familiares, de mudanças e como os acontecimentos, principalmente os trágicos, transformam a vida de uma sociedade. Uma história comovente, que nos faz repensar as nossas próprias relações e a importância da nossa família.

 

6- O-Yone e Ko-Haru

Este é um livro singular, que nos transporta ao Japão e a vida intima do escritor. É surpreendente a profundidade deste livro, e o modo único como Morais descreve o exotismo japonês. A cultura japonesa é fascinante. Um país que presa as suas tradições, a família e a natureza.

" Ó-Yoné e Ko-Haru" destaca-se pelas suas narrativas únicas em que estão presentes as duas mulheres japonesas importantes da vida do escritor. É um obra que aborda os temas da morte e da saudade ao mesmo tempo que nos ensina o modo vida japonês.

 

5- O cavaleiro de bronze 

 " O cavaleira de bronze" é o início da trilogia Tatiana e Alexander . Uma história de amor contrabando que nos hipnotiza e nos choca. Até que ponto estamos dispostos a lutar por quem amamos? Terá Tatiana forças suficientes para continuar a amar um homem que a ama e a ignora ao mesmo tempo? 

A segunda parte de "O cavaleiro de bronze" destaca-se pelo desenvolvimento da história de amor entre Tatiana e Alexandre. Alexandre demonstra ser um verdadeiro cavaleiro neste livro, sempre preocupado com a sua Tatia e é capaz de todo para salvà-la. Continua a ser possessivo, controlador e ciumento. Mas todo é desculpado por entender-se que ele ama verdadeiramente a doce Tania. Entende-se melhor o misterioso Alexandre através dos episódios de guerra, em que ele luta para sobreviver e salvar os seus companheiros.

 

4- Mau tempo no canal

 

"Mau tempo no canal" é um retrato dos ilhéus açorianos. É a história de duas famílias rivais: os Clarks e os Garcia. Há quem retrate como "Romeu e Julieta " dos Açores , mas não creio que tal afirmação seja verdadeira. O único ponto em comum é a rivalidada entre duas famílias importantes.
É verdade que há um início de romance entre João Garcia e Margarida Dulmo Clark. Mas a paixão não é sufeciente para vencer os obstáculos. E mostrasse mais intensa por parte de João. Contudo, Margarida sempre teve o desejo de viajar e aventurar-se por outras paisagens.

 

3- Rumo ao farol 

 

Uma das leituras mais reflexivas e surpreendentes deste ano. Uma narração construída de memórias, emoções, lamentos e longos monólogos. Várias vidas entrelaçadas pela perda e pela infelicidade. 

A obra é baseada nas próprias memórias da infância da escritora, nomeadamente a morte da sua mãe Julia. A história destaca-se pelas duas grandes figuras femininas: Mrs. Ramsay e Lily. Mrs. Ramsay possui uma beleza intemporal comparada a rainha Vitória, uma mulher que dedica a sua vida ao marido e aos filhos. Parece ter uma família perfeita, mas na verdade é bastante solitária. Já Lily é uma mulher independente, nunca esteve disposta a se casar e dedica-se a pintura. A presença de Mrs. Ramsay marca profundamente a sua vida, e através dela que conseguimos entender melhor o mistério desta mulher.

 

2-Helena

 

"Helena" é uma obra prima de sensibilidade e tragédia. Helena e Estácio são duas almas vítimas do destino. Helena é uma figura marcada pelo mistério e pela doçura. Uma mulher que modifica o coração de D. Úrsula, uma mulher séria que não costuma demonstrar os seus sentimentos. Estácio encanta-se pela sua suposta irmã, e sofre as consequências de tal ligação. 

É uma narração que inicia e termina com a morte. Machado de Assis nos deslumbra com as suas paisagens melancólicas e as suas descrições sensíveis. Um escritor que em muito se assemelha ao meu adoro Eça de Queirós. Foi um verdadeiro prazer ler este clássico da literatura brasileira!

 

1- Historia do Novo Nome 

Um dos livros mais emblemáticos que li este ano! A história de Lenú e Lila está me encantando cada vez mais. Houve momentos que tive raiva de Lila mas outros a amei. Compreendi o seu sofrimento. Todos os erros que ela cometeu foi por causa do seu marido violento. Stefano revela ser um homem machista e muito controlador.
Enquanto Lila tem uma vida de sofrimento, Lenú continua os seus estudos e consegue ter sucesso na sua vida. Liberta-se da sombra da amiga.  Mas através dos cadernos dela continua a acompanhar a sua história. 

" História do Novo mundo" narra a juventude destas duas amigas, muitas riviravoltas acontecem nas suas vidas mas no fim ambas conseguem encontrar a paz que necessitam.

2 comentários

Comentar post