Os melhores 15 livros do meu desafio do goodreads
Os livros deste ano foram mais difíceis de encontrar do que os dos outros anos. E como sempre é no verão que faço as melhores leituras.
Livros desconhecidos; livros sobrenaturais; livros fantásticos; livros de criaturas míticas; romances sobre a mitologia grega e romana; romances históricos e clássicos
Irei começar a relator os que me desiludiram
15- O Deus das pequenas coisas
Muito tinham falado dele. A escritora è indiana e escreve muito bem. O problema è mesmo a narração. Muitas voltas e apenas compreendemos no fim do livro. Além disso a comparam a Gabo, o que acho uma injustiça. Tem vestígios de realismo mágico, uma saga familiar com algum sobrenatural. Nada extraordinário!
14- O urso, o tigre e o dragão
Vi este livro no Arquivo do Funchal, achei interessante pela capa e o tema. Contudo é apenas mais livro de auto ajuda, com algum originalidade mas também nada especial
13 - The Kiss Quotient
Gostei muito. Foi uma leitura interessante. E uma boa abordagem. Mas esperava mais romance. Foi algo muito cliché.
12 - Spinning Silver
Uma releitura interessante de um conto fadas que é pouco abordado. Mas esperava mais desenvolvimento da protagonista. Ficou um pouco a desejar
11 - A Serpente do Essex
Uma obra que aborda superstições e lendas. Um ambiente londrino vitoriano. Personagens muito diferentes. Cora, o padre, a sua mulher; o filho de Cora, a seu amigo e o médico. Todas histórias complexas. Contudo faltou algo, algum pormenor, para ser uma leitura fantástica!
10 -As Flores Perdidas de Alice Hart
Um dos livros que muito surpreendeu este ano. Por abordar a linguagem das flores e mulheres cheias de força que encontram refugio trabalhando numa grande estufa. Além disso tem uma herança surpreendente. Apenas o final da protagonista agradou-me pouco.
9 - Circe
Já havia adorado " A canção de Aquiles" da mesma escritora. E fiquei fascinada com o romance de Circe. Uma figura pouco narrada na Ilíada. A sua paixão pelo filho de Ulisses foi o que me agradou assim como seu filho.
8 -O Prodígio
Fiquei estupefacta com esse livro. Coloca a questão se é possível sobreviver sem comida? Apenas com base na oração e na sua fé. A história de Anne tocou-me verdadeiramente.
7 -Silêncio
Um livro de um escritor japonês que aborda a jornada de um padre para converter os japoneses, e no caminho encontra o seu antigo mestre. Mostrou-me o verdadeiro poder da fé!
6 -Galveias
Um livro tipicamente português. Em cada capítulo identificamo-nos com algum. Galveias é Portugal. E Portugal é a nossa eterna nação.
5 -Habibi
A segunda novela gráfica que leio. E foi uma leitura muito útil, principalmente para conhecer melhor os costumes muçulmanos. Mistura a religião crista com a do Islão. Ao mesmo tempo que conta a historia de amor ente dois órfãos, uma branca e um negro.
4-O Anel dos Löwenskölds
Uma pequena novela de uma premiada escritora sueca. Assemelha-se ao senhor dos anéis, por existir uma maldição num anel que atravessa gerações
3 - As lendas de condor (livro 1 Nasce um herói) e A bússola dourada
Neste top tive de escolher dois. As duas obras são de fantasia
O senhor dos anéis chines è uma jornada incrível. Estou desejosa que saia o próximo livro em Portugal. Engloba Historia; cultura chinesa, criaturas míticas e personagens com os seus próprios traumas. O protagonista é super adorável, e seu Kong Fu muito bom.
O primeiro volume desta maravilhosa trilogia. Que traz um pouco da magia de Hogwards misturando génios e o Norte. Assim como experimentos com crianças .
2 - O fabricante de bonecas da Cracóvia
O livro mais adorável que li sobre o holocausto. Uma mistura de conto de fadas com a realidade. E a amizade de a boneca com o seu criador é das mais bonitas da literatura
1 - Wide Sargasso Sea e Hero at the fall
De novo tive de escolher dois. Pois os livros me surpreenderam de verdade
O primeiro é uma releitura de um dos meus livros preferidos (Jane Eyer) na prespectiva da mulher louca do apaixonado de Jane. A narração deste romance acontece antes de ele conhecer Jane.
A conclusão de " A rebelde do deserto" foi melhor do que imaginava. Mexeu com todas as minhas emoções e tem um dos melhores epílogos que li. Muito satisfeita com o destino de todas as personagens.
E foi este o meu desafio deste ano. O ano ainda tem alguns meses até terminar. Será que consegui ler mais 10?