Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Os melhores 15 livros de 100 livros

por S.C.Jesus, em 03.07.18

  Começaram a duas semanas as minhas férias mais jà consegui ler mais 50 livros. Farei o top dos melhores 15 livros que considero terem marcado esta minha etapa

 

15- Na charneca também hà flores

  

 Foi um livro de agradàvel leitura. Mas é apenas mais um livro que fala no mundo rural. Gostei do modo como a escritora descreveu a natureza, e de conhecer mais sobre o Alentejo. No entanto, o livro marcou-me pouco

 

14- Things fall apart

  O primeiro livro que leio de Chinua Achebe. Foi um bom começo.

Um livro que celebra a cultura negra com muito humor e historias. Possui palavras originarias do seu país. Achei engraçado o nome das personagens,

os missionários, os galos e todo o ambiente envolvente....

 

 
13- The Reader

 

Mais um autor estreia. Um livro que nos perturba e nos faz pensar nas nossas escolhas

Michael é um jovem excepcional e a convivência com essa mulher transforma-o num homem brilhante. Que casa, tem uma filha e se forma em Direito. Mas apesar de todo tem sempre em mente a sua musa e a visita nos últimos dias da sua visita. 

é uma leitura bastante forte. Aconselho a o ler a partir dos 14 anos. Antes pode perturbar as suas mentes. E também as pessoas sensíveis é melhor deixar passar este livro. Haverá outros livros do mesmo escritor que vos agrade. 

 

12- Ready Player One

  Um dos livros do momento. Uma distopia mas esta relacionada com o mundo dos video jogos

É uma história original. Não só apenas uma simples livro sobre jogos. Retrata um mundo virtual na qual o seu fundador deixa uma missão para os concorrentes. Encontrar três chaves que no fim levar ao ovo dourado. O grande vencedor será o dono da Osasis. Todos os concorrentes são avatares

Wade é o nosso herói, semelhante ao Harry Potter ele é órfão e o vencedor improvável. Os seus companheiros Artmtis e o Atch são personalidades cativantes. Principalmente a Artmtis , pelo qual Wade desenvolve uma paixão. 

 

11- Faust

  Mais um livro lido no original. Gosto do enredo. Mas como o meu alemao é o basico faltou algo para o livro me preender

Mas como já conheço a historia de Fausto através de Pessoa, e tem umas ilustrações lindíssimas de Klaus Ensikat. E claro Goethe é um escritor fenomenal. Peno que ainda tenho de ler as traduções para compreende-lo.

 

10- Marry Poppins

   Um dos clàssicos de literatura infantil inglesa

Mary Poppins é uma figura marcante da cultura inglesa. Vi o filme antigo que fizeram na Disney, e adorei a doçura como ela tratava as crianças e as

suas historias. Um bom livro para as crianças começarem a ler em língua inglesa. De leitura fácil e agradável. 


 

 

 

9- As aventuras do Pinoquio 

Finalmente li a historia original do Pinoquio. Um dos livros que marcaram meus tempos de criança. Mas eu a conheci através de outra versao

Talvez nem todos conhecem a sua história original. Que tal como eu tenham conhecido a versão resumida e com muitos desenhos. É tão bom ler o livro original e relembrar a nossa infância. A história do Pinóquio ensina as crianças serem sempre bondosas, respeitadoras e a cuidar dos seus pais.

Gostei principalmente dos diálogos do grilo falante e da fada. E clara das inúmeras aventuras da marioneta. A relação que tem com o seu pai é das mais bonitas de toda a literatura.

 

8- The catcher in the Rye

  Este é um daqueles livros que devia ter lido nos meus tempos de adolescente. Teria me ajudado muito

Relata um procurso de um jovem em busca de encontrar um rumo certo na sua vida. É inteligente, bom leitor, amante dos grandes clássicos. Mas envolve-se em muitos problemas e nunca gosta das escolas onde fica.

Lembrou-me o filme "O bom rebelde" na medida que os dois jovens são inteligentes mas as suas capacidades não são valorizadas na área certa. 

 

7- Simon vs the Homo Sapiens Agenda

  Um dos livros mais fofos que leio este ano!

Adoro o Simon e o Blue. O Blue que só revela a sua identidade no fim. E eu pensava que era o Martin? Mas ainda bem que não foi ele. Também o Martin um pouco estúpido. 

Simon é homossexual. Só que ninguém sabe, nem amigos nem mesmo os seus pais. Está como se diz "fechado no armário". O único que sabe o seu segredo é o seu amigo virtual Blue, em que ele comunica sempre por ele por email. Amo os mails deles dois. Tão queridos!

Outra personagem que adorei foi Leah. A grande amiga do Simon. Mas parece que se mete em montes de problemas...

Bem parece que meu amigo tinha razão.... " Simon vs the homo sapiens agenda" é mesmo um livro muito interessante e original!E repleto de doçura... Todo o que necessitamos é de alguém que nos compreenda e nos ame pelo que somos. Acho que esta foi a maior lição que tirei deste romance.

 

6- Les Fleurs du Mal

  Primeiro livro de poesia que leio em lingua francesa. Foi uma experiencia magica!

Baudelaire foi o fundador do simbolismo em França, e a sua poesia está coberta de patriotismo e sentimento. Lembrou-me o poeta português Antero de Quental.

 

5- O labirinto da Saudade

 

O livro mais estimulante e que mais me ensinou sobre a cultura portuguesa

Eduardo Lourenço é um grande ensaísta português.Suas obras não são de leitura fácil, mas nos fazem passar. Esta obra em questão fala de Portugal: a sua Cultura, a sua História, os seus grandes Escritores (Camões, Pessoa, Antero Quental, Eça de Queirós, Fernando Namora, Garret....)

Mas não representa só um elogia a nossa nação, é também uma reflexão de um tempo glorioso que já não volta. De um "mito" que parece que está morto. De um Portugal que perdeu um pouco sua glória depois dos Descobrimentos.

"O labirinto da saudade" não é um livro que aconselho para todos, pois nem todos conseguiram desvendas as encruzilhadas deste ensaio. Nem eu sei se consegui desvendar todas! Aconselho para quem procura um livro que aborde temas ligados a literatura e história portuguesa. E também tem de adorar filosofia pois o livro aborda muitos filósofos. 

 

4- El cartero de Neruda

O livro mais poetico que li!

"O carteiro de Neruda" foi outra das grandes revelações deste ano. E pretendo para o ano ler outro deste brilhante escritor, que soube retratar bem o grande Pablo Neruda.

 

3- A princesa de Cléves 

     Uma das maiores supresas deste ano! Desconhecia a escritora e fiquei impressionada com o modo como ela descreve a corte francesa e por criar uma mulher independente e feminista

 

2- A filha de Homero 

  Uma releitura das epopeias de Homero. Com mais uma mullher (princesa grega) de personalidade forte, que adora ouvir os cantos da guerra de Troia que o bardo canta na sua corte e se apaixona por um estrangeiro. Outra estreia!

 

1- Ulysses

 Este livro é o classico dos classicos. Narra a jornada de um heroi em terras de Sua Majestade. Tal como o Ulisses de "Odisseia" ele viverà muitas peripecias até encontrar o seu destino.

Espero que gostem destes livros. Voltarei em breve. Boas férias!

 

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Favoritos