Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Leituras finais do ano

29.12.19, S.C.Jesus

 

 

Espero que todos tenho tido um bom natal rodeados com os vossos entendes mais queridos. Agora o fim de mais um ano desejo a todos os meus seguidores um feliz ano novo. 2020 foi um ano marcante para mim! Entrei no mestrado dos meus sonhos, finalmente estou na área de Literatura como sempre quis.

Foi um ano de novas descobertas literárias, novos desafios e projectos. Que 2021 possa trazer mais momentos especias!

Participei em mais uma leitura conjunto no grupo de leitura Desafio de Leitura da Manta das Historias com o livro Let snow. Ao contrário do outro, um thiller psicologico que supreendeu do inicio ao fim. Este foi uma leitura mais morna, de entretenimento e de historias de amor de adolescente. Assisti o filme e gostei mais. Com esse livro também participei no Desafio de Natal do mesmo grupo. 

Os livros que mais marcaram foram O Natal de Piorot e O Jardim de Inverno. Em particular O jardim de Inverno que retrata relações familiares complexas entre mãe e filhas. Uma figura materna sempre distante e fria mas que esconde um passado de tragédia. Nina e Meridith duas irmãs que se unem para descobrir o segredo. Um romance que mistura um conto de fadas com a realidade. 

Fora dos desafios li dois livros desafiantes. Gods of Jade and Shadow corresponde um livro que acompanha a jornada de uma mortal juntamente com um dos senhores da morte. Cassiopeia é uma rapariga sonhadora desejosa de viver uma grande aventura, quando o seu destino se une a Han Kán ela aproveitará para mudar o seu destino. Sempre foi fascinada pela civilização maia, e adoro descobir novas mitologias. A mitologia maia é grandiosa por ter imensos Deuses, no livro é explorado o mundo dos mortos que se encontra divido em seis niveis. Niveis esses que a heroina terá de ultrapassar para salvar Han Kán e a humanidade da tirania do seu irmão. 

The Neverending story é um livro dentro de um livro. Bastian era um menino infeliz que sofria bullying por parte dos colegas e não sentia amor por parte do pai. Ao encontrar um livro mestrioso o seu destino muda. De repente ele se torna no heroi de Fantástica, um lugar fantástico habitado por criaturas fantásticas. Bastian pode ser e ter todo neste mundo dos sonhos. Mas todo tem o preço, e quanto mais desejos são realizados mais ele se esquece de quem realmente é. Este livro é muito mais do que uma jornada de heroi, é a aceitação de não podermos ter todo o que desejamos e não devemos perder a nossa essencia para realizarmos nossos sonhos.