Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Top 10 dos meus melhores 100 livros

por S.C.Jesus, em 19.08.16

2016 reading challenge, Goodreads

  

   Como tinha referido num post anterior, participei num desafio que consistia em ler o máximo de livros que conseguisse. Desafiei-me a ler 100. E não é que consegui! Mesmo antes do ano acabar...

Para comemorar elego aqui os melhores 10 livros deste desafio. Comecerei por declarar aqueles que gostei, mas que desiludiram-me um pouco.

 

10- As ligações perigosas 

    A única coisa que verdadeiramente prazerosa neste livro é o seu estilo, pois a sua narrativa em composta por cartas. Já as personagens a considero mesquinhas e fúteis, e não existe uma que me cause compaixão. Nem sequer a donzela que a marquesa ousou para vingar-se do seu antigo amante. E o amor do visconde também não me convenceu... Mas apesar de todo merece estar neste top 10, por representar bem a sociedade francesa.

 

9- O Grande Gatsbay 

 

Esperava muito mais deste livro. Ouvi muitas críticas boas, que achei que este seria um dos melhores livros que iria ler. No entanto enganei-me. As personagens femininas são demasiado frágeis e fútis. Só Gatsbay, devido a seu mistério e súbita ascensão de vida, e seu única verdadeiro amigo escapam as minhas críticas. Pois foram estas as únicas personagens que me conquistaram. Na achei que Daisy merece de facto o amor de Jay, pareceu a mim que ela nunca o amou. Apeasar de todo, esta obra não deixa de ser um grande clássico e retrata bem os anos 20. 

 

8- 1984

 

    Não gostei da forma que o nosso mundo é representado neste livro. É um futuro opressivo e demasiado político. Foi um livro que me perturbou bastante, e me fez refletir sobre os defeitos da sociedade. O que aconteceria se a liberdade e o direito de expressarmos perde-se o valor? Um mundo em que a individualidade deixa de ter importancia, e o só o colectivo importa. Uma clássica distopia que faz com que queiramos mudar o mundo...

 

 

Passarei para o 7e 6 lugares. Dois grandes clássicos que apresenta-nos a sociedade russa. E dois grandes génios: Tolstoi e Dostoivevski.

 

7- Guerra e paz 

 

 

    Adoro os livros de Tostoi. Ele representa a sociedade russa como ninguém. Através dele eu pode viajar pela russia, e conheci a sua aristocracia. Li Anne Karenine no meu 8 ano, e foi uma leitura que de facto me supreendeu. Este ano arrisquei na leitura de Guerra e paz. E não me arrepedendo! Já considera um dos melhores livros. A acção se passa no tempo de Napoleão, e aborda as invasões francesas na Rússica. Ao mesmo tempo narra a história de quatro famílias, e analisa as suas alegrias/ sofrimentos em tempo de guerra. 

 

6- Crime e castigo

 

 

     Dostoievski, ao contrário de Tostoi que centra mais no desenvolvimento rural, se centra na opressão urbana. Crime e castigo é um sua obra mais conhecida. Nela apresenta-se um crime e o caminho para a redenção. Conhecemos um jovem estudante, que desiste dos estudos devido a falta de dinheiro e comete um assassínato achando que estava fazendo um bem a sociedade. Segundo ele existem pessoas extaordinárias, como Napoleão, que tem o direito de matar. No entanto, ao longo da obra se aprecebe que não faz parte desse conjunto de pessoas. Todo nos leva a ter compaixão pelo protagonista, sem humilha-lo e querendo que ele encontre o seu final feliz. O fim do livro parece mais um ínicio... Gostaria de saber o que aconteceria depois de ele comprir o castigo!

 

 

 

Apróximamo-nos  cada vez mais dos primeiros lugares. E para mim é difícil escolher tantos livros maravilhos. Os próximos fazem parte da literatura fantástica. Foram dois livros que fizeram sonhar e me levaram , literalmente, as nuvens.

 

 

5- A filha da floresta

 

    Já estou apaixonada pela escrita de Juliet Marillier. Ela tem o poder de contar histórias que parece até magia. Este livro base-se numa lenda celta, e inspira-se n´As brumas de Avalon. É o primeiro livro de uma fantástica triologia, que já conclui. Mas como só podia escolher um, decidi-me pelo primeiro. O livro narra a história de Sorcha, uma menina que vive na floreste junto com os seus seis irmãos. Estes são vítimas de uma maldição que os transforma em cisnes, e ela é a única que pode salva-los. Foi um dos livros mais belos que li... E espero encontrar outros livros dentro deste género!

 

4- A libélula de ambar

 

 

Este livro é o segundo de uma supreendente saga. Desde já vos digo estou completamente apaixonada por Jaime, o guerreiro montanhes. Ele é protector,cavalheiro, patriótico e muito lindo... A história segue a jornada de Claire, uma mulher moderna, que viaja para a Escócia do século XVIII. Na sua estadia ela conhece Jaime, e acaba por casar com ele para proteger-se. Só que a rebelião jacobita assombra a felicidade do casal, pois estava previsto que a clã Fraser, do qual pretence Jaime, perca a batalha. O destino dele passa a ser tentar impedir esse futuro. Estou completamente errendanda na trama de Outlander, e todos os anos lererei mais um livro. 

 

 

    Chegamos aos primeiros lugares. Aqueles livros que mais me emocinaram e que ficaram verdadeiramente no meu coração. Foi muito complicado eleger o primeiro lugar, uma vez que os tres mereciam.Coloquei dois livros na terceira posição. Mas por fim decidi pela escritora que mais admiro. Uma continuação de boas leituras! E espero que tenham aproveitado as recomendações.

 

 

3- Agnes Grey 

    Anne Bronte é uma das irmãs inglesas escritores. A mais feminista das 3 , e na minha opinião que possui uma escrita mais leve. Este ano li dois livros desta escritora, e ambos na língua inglesa. Agnes Grey narra a história de uma rapariga que possui o sonho de ser uma governanta. No entanto, pelo caminho ultrapassará vários obstáculos. Pois os seus púpilos não são as crianças adoráveis que ela esperava. Nessa aldeia ela conhece Mr. Weston e noutre uma admiração profunda por ele. Considero esta personagem uma das mulheres mais independentes e determinadas da literatura. É um grande clássico que vale a pena conhecer!

 

3- Jane Eyer

 

Não há como falar das irmãs Bronte e esquecer-se de Charlotte... Foi ela criou Jane Eyre, outra das personagens femininas inesqueciveis. Jane é uma donzela ófrã educada numa instituição, onde é muito mal tratada. E só conhece a felicidade quando vai trabalhar na mansão de um homem rico. Com a convivencia, ela acaba por se apaixonar pelo patrão. Mas devido ao seu passado dramático deste ela é obrigada a abandoná-lo, e apenas no fim regressa para os seus braços. Esta obra prova que uma mulher não necessita de um homem para sentir-se realizada, ela pode ser independente e livre. 

 

2- Persuasão

 

   Jane Austen é uma das escritoras mais famosas do século XIX, que soube retratar com precisão a sociedade inglesa. Este foi o seu último livro publicado que retrata a história de Anne, uma jovem que é presuadida a desistir do homem que ama por não acharem apropriado para ela. Anos mais tarde ela se encontra de novo com ele, e a situação mudou. Uma vez que este é capitão de um navio e procura uma noiva. A carta , em que ele revela os seus sentimentos, é deveras emcionante. Encontro-me completamente rendida aos livros desta autora.

 

1- Orgulho e preconceito 

 

    Este foi um dos livros que mais me apaixonou. É a obra mais famosa de Austen, e aquele com um dos personagens masculinos mais encantadores. Mr Darcy! Há como não amá-lo? Apesar de ser um pouco orgulhoso, e não querer dar o braço a torcer não deixa de ser um verdadeiro cavalheiro. E Elisabeth Bennet é outra das personagens femininas mais inteligentes, que ao contrário das suas irmãs não pensava sempre em casamentos e adorava ler. Sem dúvida merece o primeiro lugar. Um livro fascinante!

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Favoritos