Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Relendo Harry Potter # 5 ª livro - Harry Potter e a Ordem de Fénix

por S.C.Jesus, em 24.07.16

     A saga Harry Potter foi uns dos livros mais queridos da minha infancia. Graças a eles pode sonhar, vivendo muitas aventuras. No ínicio só sabia da existencia dos filmes ( e já os adorava), e depois que sobe que eram baseados em livros decidi que era altura para le-los. E apartir daí comecei a fazer colecção... Devorava cada volume no Verão, e quando finalmente li o último senti uma pontinha de tristeza. É por isso que todos os verões decido rele-los. Volto a minha infancia, e mato as saudades de Hogwards.

Para quem não conhece a história. Harry Potter é um rapaz que vive com os seus tios, devido ao facto de ter perdido os pais quando era ainda um bebé. O que ele não sabe é que é um feiticeiro, e acredita que a morte dos seus pais foi um acidente. Quando eles foram mortos pelo Lord Voltemor, um poderoso feiticeiro de magia negra. E ele vive durante onze anos sem saber a verdade. Até que no seu aniversário Hagrid aparece, e revela-lhe toda a verdade. Assim ele parte para Hogwards, conhece Ron e Hermione e vive milhares de aventuras.

      O meu livro preferido da saga é o terceiro, Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, principlamente por Sirus Black. O padrinho de Harry, que esteve preso durante anos por um crime que não cometeu. Também neste livro Hagrid passa a dar aulas em Hogwards, adorei o Hipografo! E Lupin... O professor lobisomem que demonstra a Harry como ele pode ser brilhante. Mas gostei especialmente da relação criada entre Sirus e Harry, ele acaba por se tornar num segundo pai para ele. O próximo livro, Harry Potter e o Cálice secreto, também tem episódos bastante interessantes. Como o torneiro dos feiticeiros, e as várias provas que cada campeão tem de enfrentar. É neste livro que temos o regresso do Senhor das trevas.

Quanto ao livro que acabei de reler... Harry Potter e a Ordem de Fénix é um livro bastante intenso! Harry e os seus amigos veem-se preparados para ultrapassar vários desafios. Agora que Quem nós sabemos voltou, Harry sente-se revoltado por ninguém acreditar nele. E o pior é que a ligação entre ele e o Voltemor está mais forte. E há momentes que ele acredita que o senhor das trevas está a possui-lo. Nem Dumbledor parece compreende-lo... Uma vez que agora está mais distante que nunca! Contratando Umbridge, que contrala a vida de todos os alunos, e tem um imenso prazer em troturar o Harry. Mas que mulher odiavél. Posso dizer que não gostei deste livro da primeira vez que a li devido a essa personagem.Por isso, Harry cria um grupo de defesa para ajudar os seus colegas a defender-se das trevas. Confesso que essas são uma das melhores partes deste livro. Harry torna-se de facto num líder ao organizar o ED. E depois são revelados muitos segredos... Como o porque de Voltemor quer matar Harry Potter. E a existencia da cicatriz. Por último, uma personagem querida, que os fãs do Harry Potter amam, falece e deixa um enorme vazio no nosso heroí. Mas não darei mais sploirs, uma vez que pode haver alguém que não conheça a história.

     No entanto posso dizer-vos que depois ter relido este livro no máximo 4 ou 5 vezes, esta leitura convenceu-me finalmente a adorar este volume. Consegui finalmente a sua carga política, emocional e apreceber-me da maturidade de Harry. Já não é um livro de crianças. A história começa a ficar mais séria. Entendemos melhor o funcionamento do Ministério de Magia, e nos aprecebemos dos verdadeiros laços que unem os alunos de Hogwards. O que realmente importa não é quem é o mais poderoso, mas aquele que ama de verdade e que é capaz de se sacrificar pelos seus amigos. Essa é a lição mais importante que podemos tirar do Harry Potter!

  Chego ao fim desta resenha com lágrimas dos olhos. É um prazer imenso escrever sobre Harry Potter. E estou desejoso de publicar o post sobre o sexto livro. E já sabem as novidades? Vai haver mais um livro de Harry Potter. Será lançada a 31 de Julho. Mas ainda não se sabe quando saí a versão em portugues. Vou aguardar ansiosa. Esperando me apaixonar por esse livro, como me apaixonei pela série toda. 

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Favoritos