Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Músicas que marcaram a minha infância

por S.C.Jesus, em 25.08.16

 

    Há muitas músicas que nos tocam o coração, seja pela sua letra ou o ritmo da sua música. Mas existem músicas que permanecem para sempre na nossa memória, pelo facto de terem o poder de fazer-nos lembrar de momentos da nossa vida. É sobre esse tópico que o post de hoje tratara.

Em primeiro lugar falarei das músicas que acompanham a minha vida, as primeiras que de facto me marcaram

 

 

   A primeiro vez que ouvi esta bela canção foi na minha aula de Música. Depois de aprende-la a tocar na flauta, fiquei completamente viciada na letra. Tal como na canção " I am a big girl, and  big big world..." . Por vezes sentimo-nos sozinhos no meio de tantas pessoas, e só com as pessoas que nos são proximas sentimos que temos valor. Esta música me ensinou a dar valor a essas pessoas!

 

 

 

   Sempre que oiço esta melodia sou transportada no tempo. Regresso a minha infancia, relembro os bons momentos e faz-me refletir sobre as minhas decisões. É uma das músicas que mais me toca, e umas das canções que mais me intentifica. " A thousand miles" interoga-nos sobre o que variamos se podessemos voltar atrás no tempo.

 

 

   Esta foi a " boys band" que acompanhou a minha infancia e adolescencia. Westiife ficou conhecida por fazer coveres de músicas famosas do anos 80, por causa deles eu sou apaixonado por essa decáda. Esta é a minha preferida, com um a letra bastante divertida e um ritmo muito dançante. 

 

 

 

   Christina Aguilera é uma das minhas artistas predilectas. Possui uma voz poderosa, e uma das músicas mais lindas da nossa geração. " Beauthiful" é uma das músicas que mais me toca, porque durante a minha infancia foram muitas as vezes que eu me senti feia e achei que não tinha valor. E sempre que escuto esta canção eu senti orgulhosa de mim mesma, e sei que sou capaz de realizar todos os meus objetivos. 

 

 

 

    Alicia Keys é uma das cantoras completas do século XX/ XXI. Para além de ter uma voz poderosa, ela é uma compositora fabolosa. E todas as suas canções são maravilhosas. O  seu grande sucesso foi esta canção, " No one" que cheguei a cantar nas minhas aulas de Música. 

 

 

 

 

   Desde que ouvi pela primeira vez a voz desta grande mulher com a canção " Listen" ... Fiquei completamente supreendida! Ela uma verdadeira musa. E adoro as músicas do ínicio da sua carreira. " Halo" pode ser uma música romantica, mas sempre transmitiu-me uma grande força e poder de me transformar.

 

 

Sempre foi uma rapariga muito sonhadora, que eu pequena acreditava em príncipes encantadas. E uma das minhas histórias preferidas era a Cinderela. Assim como " Romeu e Julieta". Esta música é inpirada na peça de Shaskespeare. Gosto muito das letras de Taylor Swift porque elas contam histórias, e me fazem acreditar em finais felizes. 

 

 

Uma das minhas bandas de eleição é os Coldplay. Ao contrário de muitas outras, que não passam de caras bonitas, esta banda tem muito pontecial e está sempre repleta de originalidade. " Fix you"  faz-nos ver que as dificuldades podem ser ultrapassadas, que nunca devemo-nos dar por vencidos porque sempre há uma luz ao fim do túnel. Haverá sempre uma forma de curamos a perda de um grande amor, de uma pessoa querida, do fim de uma etapa ou de um sonho que não conseguimos realizar. Nunca devemos desistir!

 

 

   Uma das músicas mais poderosas que alguma vez ouvi. Emi Sandé uma artista da nova geração com muito talento, que merece maior reconhecimento. Já ouvi outros artistas dizerem que as suas músicas são de " avózinha"... Mas estão muito enganados. Quem disse tal disparate, não compreendeu a profundida das suas composições. " Read all about it" é uma letras mais profundas do seu album, em que ela refere a importancia das palavras e a importancia da nossa voz. Devemos agir, não conformarmos e nos fazer ouvir.

 

 

    Esta cantora pode ser muito jovem, mas já é muita talentosa. A sua voz é bastante melancólica, e com letras muito tristes até. Mas que sempre tem o poder de me fazer emocionar. " Skinny love" fez-me apaixonar por a voz desta voz de anjo, que se chama Jasmine mas utilize o nome arististíco de Birdy.

 

 

Um de uns artistas mais famosos do momento é Ed Sheeren, um cantor com letras muito sentimentalistas que nos tocam a todos. Quem ainda não ouviu " Thinking out loud"? Fiquei encantada quando vi aquele vídeo, que combina na perfeição com a letra da música. Contudo é " Photograph" que de facto que me transporta aos momentos felizes, me faz querer ser de novo criança. 

 

 

  Passager é também um artista ingles. Mas infelizmente não é tão conhecido. É uma pena pois ele tem letras magníficas. No entanto, a sua única música conhecida é " Let her go". E existem outras com muito mais interesse. Um desses exemplos é " Life´s for the living" que nos ensina a dar importancia ao presente, não lamentando os mortos nem o passado. Devemos seguir em frente, " Don´t cry for the lost, smile for the living... Or o better of dead!". É a letra mais póetica mais recente. E espero que com esta partilha, ela possa ser mais conhecida e que com ela também saibam aproveitar a vida. 

 

 

  É com prazer que vejo que ainda podemos encontrar novos artistas com talento. Um desses talentosos é a banda Kodaline que começou a fazer com sucesso com esta balada. Para muitos esta canção pode ser uma simples música de amor. Mas para mim é uma viragem na minha vida, a passagem da adolescencia para o mundo adulto. As minhas " high hopes" de ter sucesso, " high hopes" de ser feliz, " high hopes" de realizar os meus sonhos... Invade-me uma nostalegia quando a escuto! 

 

   Também há canções que são gritos de revolta, e fazem com que pensamos em acontecimentos do nosso mundo ou de nossa História. Um desses exemplos é " Glory" a música composta para o filme Selma, que aliás ganhou o Oscar de melhor canção original, e nos mostra o sofrimento do povo afro-americano. É um grito de revolta perante a escravidão e o preconceito que os negros sofreram.

 

 

  Outra é a música " Change" escrita por Christina Aguileira aproposito a massacre de Orlando, e que também aborda sobre o preconceito mas desta vez refere-se aos homessexuais. Fala-nos sobretudo na mudança. Na espera de uma transformação do mundo, em que a crueldade está sempre presente. Será que alguma vez mudará?

 

 

 

Uma das músicas que mais me carateriza é a canção" Invisible". Escrita por um jovem americano chamado Hunter Hayes e que aborda um grave problema da nossa sociedade: o bullying. Também já foi uma das vítimas. Muitas vezes invisível, sozinha e abandonada. Não acreditava que merecia compaixão, que tivesse capacidades e que alguém gostasse de mim. Por isso a letra desta canção toca-me tanto, fezendo-me ver que todo aquela dor passou e agora sou forte. Sou capaz de enfrentar todos os problemas que me aparecer no caminho... Queria que todos os que já se sentisseram-se invisíveis ouvissem esta canção, e precebessem que não estão sozinhos. Todo tem solução. E com esforço e ajuda de alguém que se preocupa realmente voces podem ultrapassar a vossa solidão!

 

 

 

Para terminar queria partilhar duas músicas portuguesas. Pois os nossos artistas também merecem ser conhecidos. Sara Tavares é uma das minhas preferidas. " Eu sei" também tem o poder de me fazer acreditar em mim, e em Deus.

 

 

Mafalda Veiga é outra das cantoras com mais talento em Portugal. " Cada lugar teu" premanece eternamente no meu coração. 

 

 

  Dos cantores mais recentes, Diogo Piçarra é o que tem feito mais sucesso ( e muito merecido). Desde de que o ouvi no programa Ídolos, Diogo foi um dos artistas portugueses que mais acompanhei. Suas canções são repletas de significado, e fazem-nos refletir sobre a vida e os nossos amores. " Verdadeiro" foi a que mais marcou, porque afirma a importancia de sermos verdadeiros com nós próprios e de vivermos segundo as nossos prespetivas. 

 

 

 

Espero que fiquem a conhecer novos artistas, e ganhem outros gostos. Assim como precebem a importancia de uma letra de uma canção. Queria saber quais são os vossos artistas preferidos? E quais foram as músicas que vos marcaram?

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Favoritos