Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Madre Paula - Livro vs Série

por S.C.Jesus, em 06.07.17

 

       Madre Paula foi uma das freiras mais famosas da História de Portugal, por ser amante do rei sol D.João V. Infelizmente a vida real não é como os contos de fadas. E Paula não pode ser realizada no seu amor, uma vez que o rei nunca iria preferi-la á rainha. Pois Maria de Áustria era a mulher dos seus filhos,filhos que seriam rei e princesa respectivamente. 

Muitos a criticaram por não ter sido fiel aos seus votos de castidade, se ter rendido aos pecados da carne. Mas quem suportaria viver inclausurado, contra a sua vontade, num convento?

 

    Patrícia Muller escreve um romance inspirado na história de amor proibido entre Madre Paula e o rei. D.João V ficou conhecido pelas suas inúmeras amantes, tal como Henrique VIII ficou conhecido em Inglaterra por ter se casado com várias mulheres. Mas contam as histórias que Madre Paula foi a mulher que ele verdadeiramente amou. Será verdade? Sou daquelas pessoas que só acreditam vendo... E D.João V não se mostrou um homem apaixonado nos livros de História.

Quanto ao romance em si, na primeira vez que o li fiquei um pouco chocada com as cenas descritas de sexo entre Paula e o rei. Talvez seja por isso que nessa altura desconsiderei dar 5 estrelas... Mas este ano, por causa da série que estreou baseada nesse romance, estou a rele-lo e achar um romance magnífico. Essas cenas já não me chocam e estou cada vez mais comovida com a história de Paula. 

 

No que diz respeito á série, por enquanto não posso formular uma opinião completa, apenas vi o primeiro capítulo. É daquelas séries que dá semanalmente. Mas me parece que é uma adaptação bem fiel. Adorei a actriz que escolheram para fazer de Madre Paula. Joana Santos é uma daquelas actrizes que estão dispostas a desempenhar qualquer papel e o faz brilhantemente.

 

A Madre Paula intrepertada por Joana é uma mulher rebelde, destemida e que não gosta de seguir as regras. Foi mesmo assim que  imaginei esta freira.

 

Outros dos actores de quem tenho gostado de ver na série é o jovem actor que faz do conde Vimoso. No livro não me agradou muito o conde, pois a maltratou muito. Na série o conde parece mais amoroso e sedutor.

 

 

Por último penso que escolherem mal o actor para intrepretar o rei. Esperava alguém mais charmoso e persuasivo. E para ser sincera nunca foi muito fã do Paulo Pires. Preferia que tivessem escolhido o Pedro Grange ou Ricardo Pereira. 

 

Por último gostaria de deixar-vos um trecho do romance:

" Sei o que me chamam pelas costas de rameira.

Como se os pecados deles fossem diferentes dos meus. O meu pecado? Traí a Deus com um homem. Um rei. Tivemos um filho, prova viva da minha culpa. Não choro, não me arrependo. Que falem, exprimentem viver atrás das grades, reclusos num palácio de ouro. Nascessem pobres, mal tendo o que comer, chegassem a amar a ponto de não poderem saber se estão vivos ou mortos. 

Saberiam o que é caminhar nos meus sapatos e poderiam ensiar todos os julgamentos do mundo. Iam dar se mal. Se o senhor me perdoou, também eu me perdoei. (...)

Tres decádas de monja, recolhida no mosteiro de Odivelas desde que me lembro. A  memória já não é certa mas basta fechar os olhos, como no jogo da minha irmã, e recordo-lhe a boca cheia e vermelha, os olhos escuros como o diabo, que me viam a transparencia, a força com que me apertava o peito e dizia:

 - Amor."

 

Pretendo publicar uma opinião completa sobre a série quando ver todos os episódios.

 

Até lá desejo-vos umas boas férias e um bom trabalho para quem ainda está a trabalhar!

 

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Favoritos