Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

Desabafos á Fernando Pessoa

Neste blog tratarei de falar-vos de poesia, nomeadamente de boa poesia. Espero que gostem...

5 livros que me marcaram

por S.C.Jesus, em 23.04.17

 Inspirei-me no blog " A vida de Lyne" para escrever esta tag. E como hoje é o dia mundial do livro nada melhor do que comentar sobre os nossos livros preferidos. Como uma amante sincera de livros foi para mim extremamante díficil nomear apenas cinco. Contudo o objectivo da tag era apenas esse número.

Refererei por isso os cinco livros que mais emocionaram

 

1- Harry Potter ( a saga)

 

  Sim eu sei que devia apenas escolher um livro de toda a saga. Mas é muito complicada. Pois cada livro corresponde um ano para Harry na escola de feitiçaria. E depois de reler tantas vezes já não posso escolher um dos sete livros. Todos me marcaram de um modo diferente. A minha infancia não seria a mesma sem o mundo de Harry Potter. Demonstra a magia que os livros podem ter.

 

2- Amor de Perdição

 

  Camilo Castelo Branco marcou a minha adolescencia. Lembra-me principalemente as minhas aulas de literatura. Ah, como eu as adorava! Passei a escrever poesia despois de ler Literatura Portuguesa.

" Amor de perdição" retrata a história de um amor imortal. Um amor entre famílias rivais ao estilo de Shaskespare. Contrastando o amor caranal e o amor divino. Foi um dos livros mais belos que li. E na minha sincera opinião o melhor de todos os romances de Camilo Castelo Branco.

 

3- Jane Eyer 

 

   Comecei o ano passado a ler as irmãs Bronte. A sua escrita já me convenceu. Adoro todas as escrituras inglesas, e amo todos os livros que se passam no Reino Unido. De todas foi Charlotte Bronte que me conquistou com o seu belíssimo romance " Jane Eyer". Que nos traz uma heroína independente, apaixonada e corajosa. É raro encontramos personagens feminias tão poderosas.Todos os romances de época (recentes) que encontro, as mulheres aparecem atrás de uma figura masculina atraente. 

Jane é diferente de todas elas. Há um homem que ela ama. Mas ela não se deixa dominar. Primeiro procura a sua felicidade e só mais tarde há que regressa para ele. As escrituras mais modernas deviam dar uma olhada em " Jane Eyer" para entender como se cria uma verdadeira heroína romantica. 

 

4- Os miseráveis

 

   Victor Hugo é um escritor genial. Basta folhear " Os miséraveis" para se apreceber de todo o contéudo histórico que uma simples obra pode ter. Não apenas um simples romance ou clássico contemporaneo. É grande livro da nação francesa. Aquele que retrata a revolução francesa e o que se sucede depois. 

Para além disso as personagens são inesquecíveis. Como não sofrer por Jean Veljan? Que é preso injustamente e tem de proteger uma menina ao mesmo tempo que fuge de Javer? E como não se encantar pelo bela história de amor entre Cosethe e Marius? Ou se piedar por Eponine? 

   Este livro marcou-me não só porque amo romances históricos mas porque as personagens de facto tocaram no meu coração. Um livro que todos deviam por menos ler uma vez na vida.

 

5- Crime e castigo

 

   O ano passado arrisquei-me a ler Dostoiévski. Pensei que ia ser uma leitura muito complicada. Que não iria entender nada. No entanto enganei-me. É um livro bastante complexo mas ao mesmo tempo muito emotivo. 

A complexidade deve-se a temática do crime. Será que quem comete um crime é um vilão? Não poderá alguém cometer um crime por impulso? Por acreditar que está realizando tal crime por um bem maior? O ponto central do livro é o castigo. Do arrependimento do protagonista. Poderá ele ter rendenção? Ou merece ser punido para sempre?

Não revelarei mais nada sobre esta obra. Leiam-a. Só a lendo a compreenderão. 

 

Por hoje é tudo. Feliz dia mundial do livro! E boas leituras.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Favoritos